terça-feira, 14 de junho de 2011

SUGESTÕES DE LEITURA

TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ – AUGUSTO CURY
Nunca tivemos uma indústria de lazer tão grande e diversificada, mas o homem nunca foi tão triste e sujeito a tantas doenças psíquicas. Nada é tão belo e complexo quanto a emoção. Ela é capaz de tornar ricos em miseráveis e miseráveis em ricos. Não é simples navegar nas águas da emoção, mas você pode treinar a sua emoção para ser feliz e tranqüilo, para gerenciar os pensamentos, superar a ansiedade e descobrir coragem na dor, força na fragilidade, lições nos fracassos. Felicidade não é um dom, é um treinamento.A história da humanidade registra que reis e súditos, intelectuais e iletrados, grandes e pequenos, falharam em conquistar a felicidade. 'Treinando a emoção para ser feliz' aponta-nos um caminho prático para educar a emoção e resgatar o prazer de viver

NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS – AUGUSTO CURY
Com mais de um milhão de livros vendidos sobre temas como crescimento pessoal, inteligência e qualidade de vida, o psiquiatra Augusto Cury debruça-se aqui sobre nossa capacidade de sonhar e o quanto ela é fundamental na realização de nossos projetos de vida. Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100 % das vezes. Analisando a trajetória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, Cury nos faz repensar nossa vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem.

QUEM MEXEU NO MEU QUEIXO – SPENCER JOHNSON
Uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso - a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.

SEJA ASSERTIVO – VERA MARTINS
Ser assertivo é ser afirmativo. Porém, quando se fala da comunicação humana, assertividade é uma verdadeira filosofia de vida. A postura assertiva é uma virtude, pois mantém-se no justo meiotermo entre dois extremos indesejáveis, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ao assumir a postura assertiva, é possível desenvolver relações maduras e produtivas nos diversos ambientes: profissional, familiar, bem como em várias situações do cotidiano: reuniões sociais com amigos, na escola dos filhos, nas relações comerciais de compra e venda etc. O livro apresenta uma introdução à assertividade, explicando não só sua importância mas também como desenvolvê-la, incluindo exercícios práticos e tabelas de acompanhamento

O MONGE E O EXECUTIVO –  JAMES C HUNTER
 O Monge e o Executivo conta uma história de um executivo de uma empresa que, no limite do stress, é inscrito pela mulher em um programa para reflexão em um monastério. Lá, o monge que recebe o executivo (e os outros personagens) é um ex-presidente de uma multinacional, mega bem-sucedido mas que decide largar tudo para viver como monge. O         livro ressalta que nossas decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importantes. A leitura de O Monge e o Executivo é capaz de reativar esses laços e também a relevância do relacionamento de liderança, respeito e humildade que deve existir em nosso dia-a-dia, pois no exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. Para o autor, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário