segunda-feira, 6 de junho de 2011

HISTÓRICO DE IPIRANGA DO NORTE

            Ipiranga do Norte-MT está inserido em um contexto histórico de ocupação e expansão das fronteiras agrícolas definidas nas políticas governamentais em meados da década de 50, quando se abriu a possibilidade de compras de terras nesta região. Em outra tentativa e neste momento, somando-se a necessidade de resolver questões de ordem social, o Governo Federal, através do INCRA, estabelece políticas de transferência da propriedade da terra.
            A origem da organização social de Ipiranga do Norte ocorreu em meados de 1992, sendo que a instalação oficial do assentamento de reforma agrária do INCRA ocorreu através da Resolução 075, de 12 de agosto de 1993, denominando-se Projeto Ipiranga.
            Através da Lei 7.265 de 29 de março de 2000, fica oficializada a emancipação política administrativa de Ipiranga do Norte, desmembrando-se do município de Tapurah. Entretanto, a implantação da primeira gestão administrativa ocorreu somente em 01 de janeiro de 2005.
            Localizado à 480 km da capital Cuiabá, com limites geográficos ao Norte com Tabaporã e Porto dos Gaúchos, ao Sul com Tapurah, ao Leste com Sinop e Sorriso e ao Oeste com Itanhangá, o município de Ipiranga do Norte possui uma extensão territorial de 344.156 ha, com sua economia estruturada na cadeia do agronegócio, com predominância da produção de soja (210.000 ha), milho (90.000 ha), arroz (11.000 ha), algodão (10.000 ha) e feijão (5.000 ha), com capacidade total de armazenagem de 598.200 toneladas. E é por este aspecto que o município é considerado hoje o 6º maior produtor de grãos do Estado do Mato Grosso.
            Em franco desenvolvimento agrícola e econômico Ipiranga do Norte possui aproximadamente 5.500 habitantes, caracterizando-se por uma população jovem, formada por famílias que vieram de vários lugares deste país em busca de oportunidades oferecidas pela exploração da atividade agrícola e de outras atividades que dela dependem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário