sexta-feira, 17 de junho de 2011

FALTA DE UMIDADE NO AR - ATENÇÃO !!!

      A ausência de chuvas, piora a qualidade do ar, ocasionando a baixa umidade e concentração de poluentes. Essa conjunção de fatores resulta em um aumento significativo na ocorrência de doenças respiratórias.
     Todos sofrem as consequências dessa baixa umidade no ar, mas ela ataca mais as crianças e os idosos
     De acordo com as estatísticas das Secretarias de Saúde, as doenças mais comuns com essa falta de umidade no ar são as doenças respiratórias, como as gripes e resfriados, mas também aumenta o número de bronquites e pneumonias.
     É de grande importância  estar atento aos sintomas comuns nos casos de problemas respiratórios. O sinal de alerta dispara se o paciente apresentar febre, tosse, coriza, espirros, lacrimejamento, dores no corpo e falta de ar. Com base na intensidade e na duração de um ou vários destes sintomas, se faz necessário procurar um médico para  fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
     A baixa umidade do ar também pode causar dores de cabeça, irritações na mucosa e nos olhos, nariz, gargante e pele, além provocar de ânsia de vômito.
     Nesse período é recomendado a ingestão de água e sucos, principalmente de frutas cítricas e suculentas: acerola, laranja, maracujá, abacaxi, limão, melância e uva. Para hidratar, também vale água-de-coco e chá-verde gelado O consumo de carnes magras, cereais integrais, hortaliças verde-escuro, de preferência cruas, tais como couve, almeirão, rúcula, agrião, mostarda, também é importante. Além da alimentação saudável, é bom  respeitar os limites do corpo, que já deve ser regra para quem pratica atividade física, pois requer ainda mais atenção nesta época. É bom manter  a hidratação do corpo, usar roupas que favoreçam a transpiração e evitar exercícios entre 10h e 16h.
      A prevenção tem papel fundamental para evitar que os problemas se manifestem. Assim, cuidados simples podem fazer toda a diferença. Os especialistas recomendam deixar as janelas abertas para favorecer a circulação de ar, evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, tomar bastante líquido, aumentar a umidade do ar no ambiente doméstico com a colocação de recipientes com água e limpar toda a casa com panos úmidos para evitar acúmulo de pó. E se puder, faça uso de  um umidificador.
     Fique atento! E cuide da sua saúde e a dos seus filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário