O livro é escrito em forma de ficção, de modo a despertar o interesse e a imaginação dos jovens leitores.
Isto mostra que o autor não só discursa sobre os estímulos à inteligência, mas também põe em prática suas teorias.
Na introdução, Cury apresenta quatro preceitos básicos para explorar o potencial intelectual que todos temos:
1. Debater e expressar pensamentos e sentimentos
2. Compreender as limitações e ser humilde
3 Buscar novos caminhos sem medo
4. Duvidar e criticar tudo o que chega até nós. Enfim, analisar e criticar impede que a inteligência atrofie e desenvolve a autonomia, principal arma na luta contra a Síndrome do Pensamento Acelerado e contra o consumismo que nos atinge desde a mais tenra idade.
O livro mostra soluções simples para que pais e professores ensinem aos jovens que a vida é mais do que ter muitos compromissos, fazer tudo com pressa e consumir – tudo em forma de ficção.
Está certo que, em muitas situações, resolver traumas e mágoas antigas não é tão fácil quanto parece na ficção, mas os jovens que a lêem fortalecem sua esperança e passam a crer que nada é impossível.
E não deve ser mesmo. O conto mostra, além do professor Romanov, outros professores da escola conhecida como “Escola dos Pesadelos”, que, aos poucos vão modificando a si mesmos, tornando-se assim capazes de introduzir mudanças nas vidas de seus alunos.
Realmente não parece ser difícil ensinar os jovens a pensar; provavelmente porque suas memórias ainda são mais facilmente moldáveis quanto as dos adultos, embora não tanto quanto as das crianças pequenas, prontas para serem moldadas, segundo a teoria construtivista.
Eliminar a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é um processo delicado, que leva algum tempo, mas não é impossível! E para isso é necessário termos consciência de que não são eles os culpados por sua ansiedade, já que, se descontarmos neles a irritação que essa ansiedade nos causa, só estaremos gerando mais ansiedade.
Para uma breve síntese da parte teórica do livro, podemos deixar que a mente registra com privilégio as experiências carregadas de emoção, arquivando-as no córtex cerebral; assim são gerados os traumas, mas também a autoconfiança, derivados respectivamente das emoções negativas, de tristeza ou raiva, e das positivas, de coragem e esperança. Portanto, a honestidade e a solidariedade são valores que podem ser aflorados nas pessoas através do registro de experiências em que tenham dado certo, curando assim traumas e mágoas anteriormente registrados.
A característica da transparência é bastante ressaltada nas diversas situações narradas pelos professores da Escola dos Pesadelos, que mostram que nenhum tipo de sucesso conquistado sem ela é realmente merecido. E o papel dos professores é merecidamente reconhecido, por sermos nós quem tem o dom de fazer com que se abram as janelas da mente.
Suas obras são encantadoras, desperta e emotiva a sensibilidade, a compreensão e harmonia e a qualidade de vida nas relações humanas.
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