sexta-feira, 24 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE UMA DIETA EQUILIBRADA PARA AS CRIANÇAS !


     Uma dieta equilibrada para as crianças é importante para seu crescimento e desenvolvimento globais .
     Uma dieta balanceada é um plano de dieta em que todos os grupos alimentares essenciais estão presentes. Como a palavra sugere, uma dieta equilibrada, é algo que tem de tudo um pouco . Uma dieta equilibrada é importante porque fornece os alimentos essenciais que são importante não só para o crescimento e  desenvolvimento do corpo, mas também essenciais para o desenvolvimento mental e psicológico da saúde infantil.
Dieta saudável e equilibrada para as crianças
     Uma dieta equilibrada deve  ter esses grupos de alimentos essenciais :
  1. Legumes
  2. Frutas
  3. Grãos
  4. Leite e produtos lácteos
  5. Carnes e peixes
  6. Feijão , legumes e nozes
  7. Gorduras e óleos
  8. Ácidos graxos e amido
     Esses grupos de alimentos irá fornecer todas as proteínas essenciais, minerais , vitaminas e calorias que são necessários para crescer. A seguir está uma lista de nutrientes que estes grupos de alimentos proporcionará na  dieta equilibrada.
A vitamina D
     A vitamina D é uma parte essencial da dieta equilibrada para as crianças porque ele ajuda o corpo a absorver cálcio. O cálcio é importante para manter os ossos saudáveis e impedi-los de degeneração. A principal fonte de  vitamina D é a luz solar . Assim, certifique-se que seu filho está recebendo essas vitaminas em seu passeio diário no sol. Essa vitamina também é encontrada em alimentos como ovos, cereais, e alguns peixes.
Ferro
    O ferro é importante para a produção de hemoglobina no organismo. Este pigmento é responsável por fornecer energia para o corpo O ferro é encontrado em abundância em alimentos com pigmentação escura, vegetais folhosos , feijão, carne, peixe , lentilhas, sementes de abóbora, damasco e integrais .
Vitamina C
     Vitamina C deve ser incluído como parte de uma dieta saudável porque ela tem variadas funções no organismo. É importante para o funcionamento eficaz do cérebro, ajuda a combater  o  câncer e os radicais livres , pois  proporciona colágeno para o corpo e para a absorção de ferro. Encontrado em abundância em vegetais verde escuros , frutos escuros , laranjas e maçãs.
Cálcio
     O cálcio é importante para os ossos saudáveis, que regula a contração muscular e ajuda a coagulação do sangue normalmente. O cálcio pode ser encontrado no leite e outros produtos lácteos , sementes, nozes pão, trigo integral e amêndoas.
A vitamina A
     A função mais importante de vitamina A é a produção de pigmento no olho que ajuda a ver. Também ajuda a manter os dentes saudáveis e pele e tem propriedades antioxidantes. Isto é encontrado em carnes, leite, ovos, queijo, bacalhau, legumes e cenouras.
Fibra
     A dieta rica em fibras é importante para manter um sistema digestivo saudável , pois ajuda na promoção de movimentos intestinais regulares. Ele também atua como um diurético e dissipa toda a água em excesso e resíduos do corpo.
Ácidos Graxos Essenciais
     Ômega 3 ácidos graxos são importantes para um sistema imunológico saudável, proporciona eficiente funcionamento do cérebro e da saúde mental. Fonte: peixes.
     Uma alimentação balanceada é de extrema importância para nós adultos, pois mantém nosso organismo já formado em um bom estado de saúde.
     Na infância, essa importância é redobrada, pois, uma boa alimentação não só mantém o bom funcionamento do organismo, mas é essencial para a formação correta deste, pois o corpo está em constantes transformações, e o organismo está em fase de construção e amadurecimento.
     A alimentação é uma  necessidade, mas também está ligada aos nossos hábitos, modo de vida e ao tipo de comida que temos acesso. Faça boas escolhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário