segunda-feira, 6 de junho de 2011

DISCUSSÃO DA DIVISÃO DO ESTADO DO MATO GROSSO

Voltando a discussão para a divisão do estado do Mato Grosso, segundo o mobilizador pela divisão do Estado Mato Grosso para a criação do Estado Araguaia, Leandro Nascimento a discussão já surtiu resultados positivos, pois o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso José Riva além de levar a discussão para a capital ele solicitou ao governo que crie 04 pastas de descentralização no Interior do Estado.
“Avançamos e começamos a colher frutos, a discussão alertou para que o Riva pedisse ao governador a criação de secretarias regionais, o Araguaia ganharia duas secretarias e o nortão e o médio norte mais uma, isso é o início e, é bom para o Estado”, disse Leandro.
Nascimento acha que a discussão pode despertar ainda mais para melhoria do interior, “não vamos parar de debater o assunto e buscar um entendimento para divisão do Estado, mas assim como em 2003 o governador Blairo Maggi buscou conhecer o interior, já existe a possibilidade de termos nossas secretarias regionais com orçamentos locais, e com certeza vamos avançar ainda mais”, afirma ele.
O presidente a AL solicitou do governo a criação da secretarias e quer debater o assunto em audiências públicas pelo interior do Estado, afirmando que é defensor impecável do interior.
O primeiro projeto é de 1995, de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (hoje PR e, na época, PL), que propunha um plebiscito para discutir a criação do Estado do Mato Grosso do Norte. Em 1999, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o PDS-18/1999 sugeria discutir a criação do Estado do Araguaia.

           Praticamente com o mesmo teor, desde 2009, os projetos de criação dos estados se uniram no Projeto de Decreto Legislativo número 850/2001, tendo como autor o senador Mozarildo.
           "Tem município que passa seis anos sem ter a visita de um governador. Temos que abrir essa discussão a respeito da criação dos estados, mas entender que a máquina é pesada, o Estado está inchado e é muito grande. Mas, não é dividindo ele que os problemas serão solucionados", afirmou Riva.
MT do Norte e Araguaia
  
           Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, 26 Estados atuais e o Distrito Federal (DF) que compõem o Brasil, o mapa pode mudar para 37 unidades, o DF e mais quatro territórios da União.

Confira a relação dos municípios que a criação dos dois Estados ganhariam:

Mato Grosso do Norte
Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Boa Esperança do Norte, Brasnorte, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Colniza, Cotriguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, São José do Rio Claro, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

Estado do Araguaia
Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cana Brava do Norte, Cocalinho, Confresa, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingú, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Xingú, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.



Um comentário:

  1. Juntando a população de todos estes locais ninguém consegue vencer um plebiscito para tentarem a divisão, e ainda por cima não passa de estratégia política para criação de novos cargos e mais treta para mamarem na teta do dinheiro público. O Ex-governador Blairo Maggi não conseguiu nem asfaltar sua misera cidade Sapezal e querem dividir o estado na esperança de melhorar, isso não vai dar em nada, só em mais despesa pública.

    ResponderExcluir