segunda-feira, 6 de junho de 2011

IMPORTÂNCIA DA ROTINA - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL "PRIMEIROS PASSOS"

     Na educação infantil a rotina diária tem uma grande importância, no entanto é ainda maior para as crianças da creche (até 3 anos) pois exerce um importante papel de segurança e conforto.

      A criança ao se integrar na rotina da sala sente-se mais dona do seu tempo e segura porque sabe prever acontecimentos e vivenciar cada momento.

      A rotina desempenha também um papel facilitador na captação do tempo e dos processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome dessas fases e o seu encadeamento sequencial.
     Contudo a rotina funciona também como um suporte para o educador pois permite-lhe gerir melhor o seu tempo e planificar o dia. No entanto a rotina deverá ser flexível na medida em que, com crianças pequenas seria impensável supor processos rígidos.
     A rotina diária na creche é muito importante, uma vez que proporciona à criança uma sequência de acontecimentos que ela segue e compreende, ou seja, oferece-lhe uma estrutura de acontecimentos do dia. Deve ser consistente, permitindo que a criança antecipe os acontecimentos que se vão seguir, sendo uma estrutura de segurança para a criança.

     A rotina diária apoia a iniciativa da criança e promove a sua autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário