segunda-feira, 6 de junho de 2011

REFEIÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL "PRIMEIROS PASSOS"


     Muitos pais questionam-se porque razão em casa os seus filhos são preguiçosos ou esquisito para comer e na creche (ou Centro de Educação Infantil) comem tudo... por vezes há pais que não acreditam que o seu filho coma no Centro de Educação Infantil e questionam se lhes estarão a dizer a verdade...


     Em muitos lares a hora da refeição é uma correria com o prato atrás da criança por todos os cantos da casa,  é alterar a ementa da família para que a criança não proteste ou fazer mil e uma palhaçadas que abram a boca. No Centro de Educação Infantil  é tudo muito diferente.a criança sente-se parte de um grupo que tem normas que foram aceitas e interiorizadas por todas as crianças. A maioria das crianças que comem mal em casa são bons comensais no Centro de Educação Infantil, pois ali  procura-se que as refeições sejam experiências agradáveis onde as crianças aprendem a movimentar-se com o nível de autonomia próprio da sua idade: a comer sozinhos, a utilizar corretamente os talheres, a limpar-se ao guardanapo, etc.

     É também importante oferecer uma alimentação equilibrada, variada e que corresponda às necessidades de cada faixa etária.

     As crianças vão assim adquirindo hábitos saudáveis como uma boa mastigação, a higiene das mãos antes e depois de comer, uma posição correta à mesa, etc.
     O momento da refeição, no Centro de Educação Infantil, é um ato social, onde as crianças sentadas à mesa relacionam-se entre elas, olham-se, fixam-se naquilo que o colega faz e,  pouco e pouco vão-se imitando e aprendendo a comer de forma autônoma, numa quantidade adequada e num período de tempo razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário