terça-feira, 20 de março de 2012

" O USO DO FLANELÓGRAFO! "


O Flaneloógrafo possibilita oportunidade de participação ativa e direta, contribui para desenvolver o espírito criativo, tanto do professor quanto da criança.

O FLANELÓGRAFO é um material didático bastante útil em diversas actividades, desde histórias até iniciação à matemática.
O FLANELÓGRAFO, consiste numa base rija (platex ou corticite) que tem um lado revestido de flanela ou feltro, onde são aplicadas gravuras. Este revistimento costuma ser de uma cor escura para que as gravuras sobressaiam.

As GRAVURAS que se utilizam podem ser ilustrações, retiradas de revistas, jornais, ou imagens de livros.
Devem ser recortadas em cartolina plastificada ou feitas em veltro. Por fim, devem ter pequenos pedaços de lixa ou feltro, colados na parte posterior para garantir a aderência.
Devem apresentar-se gravuras de tamanho visível para toda a turma e evitar gravuras com excesso de detalhes.
A história de flanelógrafo consiste num processo dinâmico e progressivo de aprendizagem em pequenas etapas. Possibilita fixar a atenção das crianças por mais tempo, à medida que elas participam da atividade.
O flanelógrafo trabalha a narratividade da imagem associada à linguagem verbal das mais diversas formas, já que a sua estrutura permite uma multiplicidade de narrativas sobre um mesmo tema. O esquema aceita que o diálogo seja estabelecido por todos os atores envolvidos no processo, fazendo com que haja uma troca de saberes entre todos.
A atenção da criança é gerada pelo fato dos seus personagens ficarem soltos no quadro, podendo movimentar-se à vontade, enquanto a história se desenrola. As gravuras ficam bem destacadas do fundo, não há muitos detalhes, mas apenas o essencial para ilustrar o conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário