quinta-feira, 22 de março de 2012

" A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO E DO PSICOTERAPEUTA NA ESCOLA! "

O psicólogo ou psicoterapeuta escolar que atua na Instituição Escolar é considerado um educador, que age como mediador do conhecimento, tendo em vista proporcionar a contextualização da função social da escola com atividades educativas, conectadas com o mundo real-concreto que a criança está inserida.
Dessa forma, desempenha atividades com o foco no comportamento humano, desenvolvendo um trabalho voltado para a prevenção, bem como  na mudança comportamental quando assim for necessário. Dessa feita, executa ações que contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais, que focam relacionamento interpessoal, comportamentos adaptativos, relações sociais, independência e autonomia, ética, valores, respeito, regras, limites, etc.
É importante que as intervenções, quando necessário, de um profissional psicológico sejam realizadas, pois as mesmas promovem o desenvolvimento integral da criança em um ambiente socializador, contribuindo para o exercício da cidadania, superação de entraves e convivência social de forma harmônica.
É importante frisar que alguns transtornos de personalidade e condutas inadequadas podem ter suas origens ainda na infância, por isso, é ideal que se desenvolva um trabalho preventivo pensando no presente e no futuro da criança.
As evidências comprovam que a falta de delimitações de regras e limites, não acompanhar e supervisionar os comportamentos da criança, bem como, ser permisso à satisfazer sempre as vontades do filho, favorecem condutas questionáveis, que conseqüentemente levam os pais a perderem o controle dos filhos ainda pequenos. Sendo assim, há grande possibilidade de quando chegar na fase da adolescência surgirem muitos conflitos em relação à permissividade dada, pois anteriormente as vontades eram satisfeitas e realizadas.
Por conseqüente, é conveniente enfatizar que as intervenções de um psicólogo ou psicoterapeuta escola, além de estarem voltadas para situações educativas, leva em consideração os aspectos orgânicos, emocionais, sociais e cognitivos, que interferem e repercutem de forma direta ou indireta no comportamento humano. Ademais, esse profissional também colabora na prática educativa, ao perceber e avaliar fatores que implicam em dificuldades de aprendizagem, comportamento cognitivo e em complicações nas etapas de desenvolvimento infantil. Portanto, como o intuito de amenizar e/ou sanar possíveis dificuldades, o psicólogo ou psicoterapeuta  escolar desempenha atividades com os envolvidos no processo educativo da criança: o próprio aluno (sociabilização), família (diálogo) e com a equipe (treinamento/acompanhamento/suporte).
O psicólogo ou psicoterapeuta escolar  faz parte de uma equipe multidisciplinar, onde desenvolve ações em parceria com outros profissionais (pedagogos, psicopedagogos, fonodiólogos, nutricionista, e demais profissionais da equipe educativa) que proporcionando o aumento para a prática educativa criativa, com qualidade e eficiência, sendo assim um grande diferencial.
A equipe escolar municipal conta com uma equipe multiciplinar, com uma psicopedagoga e um psicoterapeuta, por acreditar que pode fazer a diferença na educação. Caso precise de ajude, procure a equipe multidisciplinar. Nosso objetivo principal é ter uma educação de qualidade e contribuir para a formação de cidadãos.

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