sexta-feira, 23 de março de 2012

" 27 DE MARÇO: DIA DO CIRCO! "


      É uma data comemorativa muito contraditória, mas não importa.... 15 ou 27 de março. O que importa é: Encanto, magia, sonho.
     Ele faz a alegria não só das crianças, como também dos adultos. Não tem local certo, porque o artista vai onde o povo está.

     É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram.
    Os artistas circenses surgiram na China, onde foram descobertas pinturas de quase cinco mil anos em que apareciam acrobatas, contorcionistas e equilibristas. A acrobacia era o treinamento dos guerreiros que necessitavam desenvolver agilidade, força e flexibilidade. Com o passar do tempo, as qualidades se uniram ao charme, a beleza e harmonia.
     O circo no Brasil existe desde o fim do século 19. Ele começou com ciganos que vinham da Europa para fugir de perseguições. Entre suas especialidades incluiam-se a domadora de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos.               
     Mas a vida no circo não é nada fácil. É necessário superar todos os problemas existentes e com o abrir das cortinas, o sorriso também é necessário aparecer. A cada dia um novo público, e depois outras cidades. E não pense que o cansaço abate estes jovens não, no domingo, por exemplo, eles fazem três sessões e ao finalizar, retoma os ensaios. No outro dia o processo é o mesmo, e apesar de ser um mundo de sonhos, os nossos artistas são pessoas comuns que trabalham arduamente, mas que vão às compras, apresentam e saem à noite para aproveitar e fazer novas amizades.
      E que seja assim. Que o circo possa continuar a nos encantar com o mundo de sonhos, onde as luzes acendem, as cortinas se abrem e a fantasia acontece. Aplausos, que é a maior recompensa de um artista, a todos os circenses pelo dia mundial do circo.
     Muitos comemoram o dia do circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
     Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Alguns objetivos que podem ser trabalhados:

Valorização da arte circense.
Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo.
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo.
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo.
Identificar as ações de um integrante de um circo.
Conhecer como vive a família circense.
Desenhar figuras referentes ao circo;
.Relatar por escrito nomes de animais existentes no circo;
.Montar uma maquete de um circo;
.Pintar as carinhas das crianças;
.Citar nomes de profissões existentes no circo.
Classificar animais existentes no circo: como domésticos, selvagens, aquáticos.

Sugestões de Atividades:
*Viseiras;
*Pintura palhaço;
*Brincadeiras de circo;
*Músicas;
*Cruzadinhas com palavras chaves de personagens de circo, adivinhações...
*Assistir fita de vídeo.
*Linguagem oral.
* Conversa informal sobre circo.
*Quebra-cabeça de palavras relacionadas aos personagens do circo: palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho.
*Relação de produtos vendidos no circo.
Segue abaixo, atividades para trabalhar o dia do Circo em sala de aula! Boa- sorte e boa diversão com seus alunos!












Nenhum comentário:

Postar um comentário