MÉTODOS DE ENSINO
São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos
2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
- alfabéticos ou soletrativos
- silábicos
- fonéticos
Alfabéticos ou soletrativos
O aluno aprende:
- o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
- a seqüência do alfabeto.
- a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
Silábicos
O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
Fonéticos
O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.
MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
- palavração
- sentenciação
- contos ou historietas
- natural
Palavração
O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
Sentenciação
O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.
Contos ou historietas
É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
Natural
O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.
Técnicas de Alfabetização
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
As técnicas são divididas em dois grupos:
- técnicas de leitura
- técnicas de escrita
Técnicas de Leitura
- Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
- Leituras de textos em conjunto.
- Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
- O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazes para haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de Escrita
- A criança deve perceber a forma das letras.
- O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
- Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
- Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
- Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.
- AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.
Autora: Maria de Fátima Saramago Quinet A. de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário