segunda-feira, 27 de agosto de 2012

I FORUM ESTADUAL DE PLANEJAMENTO DA CULTURA DO MATO GROSSO!

          
        No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, realizou o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura. 

        



         O evento é um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do Estado deliberaramm sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura. 
        


          O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação. 
        O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nas 12 Regiões de Planejamento do Estado e Ipiranga do Norte participou do Fórum Regional e deste Fórum Estadual.
        Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura.
         
         A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, João Laino; representantes da Assembleia Legislativa; Bernardo Novais da Mota Machado, representando o Ministério da Cultura; Evaristo Nunes, diretor de Programas Integrados do MinC; e vários convidados ilustres da esfera Cultural Federal e Estadual.
 

           O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada. 
          
          A importância deste evento está diretamente ligada à formulação das políticas públicas para a cultura do Mato Grosso e de cada município, por sua importância a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, busca informações e adequações para implantar no município o novo Sistema Nacional de Cultura, pois através do mesmo o município receberá mais recursos para investir em cultura.


    




Nenhum comentário:

Postar um comentário