No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, realizou o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura.
O evento é um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do Estado deliberaramm sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura.
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação.
O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nas 12 Regiões de Planejamento do Estado e Ipiranga do Norte participou do Fórum Regional e deste Fórum Estadual.
Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura.
A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, João Laino; representantes da Assembleia Legislativa; Bernardo Novais da Mota Machado, representando o Ministério da Cultura; Evaristo Nunes, diretor de Programas Integrados do MinC; e vários convidados ilustres da esfera Cultural Federal e Estadual.
O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada.
A importância deste evento está diretamente ligada à formulação das políticas públicas para a cultura do Mato Grosso e de cada município, por sua importância a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, busca informações e adequações para implantar no município o novo Sistema Nacional de Cultura, pois através do mesmo o município receberá mais recursos para investir em cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário