A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para o ser humano, e por seu poder criador e libertador, torna-se um recurso educativo a ser utilizado na educação.
Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da música.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional. Conforme Gardner, todos nascem potencialmente inteligentes, basta desenvolver as múltiplas inteligências, sendo assim, a musicalidade e a musicalização são inerentes a todo ser humano, se os mesmos tiverem oportunidade de desenvolver essa inteligência musical.
A importância da música no processo de ensino aprendizagem é porque a mesma desenvolve emoções, sentimentos, pois a música não é só uma associação de som e palavras, mas sim um rico instrumento que faz a diferença, pois desperta o aluno para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e colabora com a socialização do mesmo.
Acreditando no poder da música, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes além de oferecer aulas de música para os alunos, iniciou um novo projeto, aula de música para os professores.
A partir do dia 15 de agosto, iniciou as aulas para os professores que desejarem desenvolver sua habilidade musical.
Se você ainda não se inscreveu, e tiver interesse, entre em contato com o professor Vicente, e aproveite a oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário