terça-feira, 18 de setembro de 2012

"FORMAÇÃO CONTINUADA - DIA 17 DE SETEMBRO!"


                 Neste dia 17 de setembro, nas dependências da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, foi ofertado  Formação Continuada  aos professores e funcionários das entidades educacionais municipais.
            A Formação Continuado foi dividida em 3 momentos:
·         Para os professores da Educação Infantil (CMEI e Séries Iniciais), a formação foi com a professora e mestre Silvana Sampaio, com o tema principal: ludicidade e motricidade na Educação Infantil e Séries Iniciais.
·         Para os professores do Ensino Fundamental (Séries Finais), a formação foi pelo Sistema Aprende Brasil (Positivo), com capacitação nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
·         Para os funcionários municipais, a formação foi com o terapeuta holístico Nadir Batista, que trabalhou o tema: Trabalho em equipe, ajuda mútua, com participação da fisioterapeuta.

      A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS, FOCALIZANDO A LITERATURA INFANTIL E O BRINCAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
     Sabendo o bom uso que o lúdico traz na Educação Infantil e Séries Iniciais, a proposta da Professora Silvana Sampaio foi a trabalhar com importância da contação de histórias durante as
aulas, e principalmente como fazê-lo e como trabalhar as histórias.
A contação de histórias sempre fez parte do cotidiano das crianças, dos adolescentes, jovens e até mesmo dos adultos.
            Usar a contação das histórias na sala de aula é muito importante para o processo de ensino-aprendizagem, pois através da ludicidade se ensina muito, tanto valores como se alfabetiza.
            É possível trabalhar a literatura no momento em que a criança está aprendendo a ler, trilhando caminhos através da alfabetização.
O professor pode fazer a diferença  para os seus alunos nos 200 dias letivos, pois o lúdico bem direcionado dá resultados positivos. “Pela paixão de educar e o desafio de inovar.”


SISTEMA APRENDE BRASIL
O Sistema Aprende Brasil (Apostilado Positivo), existe há mais de 40 anos e tem como objetivo aprimorar, ainda mais, a educação e contribuir na capacitação dos profissionais que atuam com o Apostilado Positivo.
O Sistema é usado em mais de 160 municípios, fazendo a diferença na educação, que  além dos livros e do portal, oferece  aos professores atualizações permanentes, por meio dos encontros de formação com profissionais altamente qualificados na área educacional, dando suporte e sugestões para trabalhar com o apostilado e com os diversos temas educacionais.
Nesta formação foi oferecido capacitação para as disciplinas de  língua portuguesa, história e geografia, com os professores: Cristina Monteiro, Heleno da Silva e Gabriela Vieira, que durante a capacitação, trabalharam dinâmicas e metodologias que visam tornar mais prático o uso das apostilas, oferecendo suporte para trabalhar o conteúdo em sala de aula.



            TRABALHO EM EQUIPE E AJUDA MÚTUA
            Os profissionais da educação (zeladores, cozinheiros, vigias, apoio educacional), também são muito importantes para o processo escolar. Eles ajudam a educação acontecer, e sempre trabalham com muito empenho para que tudo esteja de acordo para receber os alunos e para que as aulas ocorram da melhor maneira possível.
            A formação ofertada para os profissionais dividiu-se em dois momentos, um momento com  orientações da fisioterapeuta, sobre os cuidados com a postura, e outro momento com o terapeuta holístico Nadir Batista, com o tema  Trabalho em equipe e ajuda mútua.
            Dentre os pontos ressaltados nessa formação focou-se no comprometimento que todos devem ter ao realizar suas tarefas, procurando sempre analisar bem as situações, buscando sempre a auto-conhecimento interno, e procurando ver o outro com empatia.
            Na prática, o trabalho em equipe leva à competência profissional, pois o desenvolvimento das aptidões emocionais proporcionam estar em sintonia com toda a equipe, vencendo sempre as situações conflitantes que surgem com bom ânimo e sabedoria, pois a paz e a alegria no coração prevalecem, porque se busca e se trabalha por um bem comum e maior.


            O momento do coffe break oportunizou a integração dos 3 grupos de trabalho, pois foi possível perceber que toda a equipe da educação municipal colhe os bons frutos regados no dia-a-dia de uma educação de qualidade e comprometida com o aprendizado dos alunos.

ACREDITANDO QUE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É MUITO IMPORTANTE E REFLETE NA EDUCAÇÃO, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES, SEMPRE OPORTUNIZA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DO EDUCADOR E DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, POIS TODOS FAZEMOS A EDUCAÇÃO ACONTECER, E PODEMOS FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO, COMEÇANDO NO MEIO EM QUE VIVEMOS.  TER UMA EQUIPE QUALIFICADA E VALORIZADA FAZ A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO, E O CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO FAZ A EDUCAÇÃO MUNICIPAL SER CADA VEZ MELHOR.
            AGRADECEMOS  A PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO DE TODOS NESTA FORMAÇÃO CONTINUADA.
SMEC








Nenhum comentário:

Postar um comentário