segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROVINHA BRASIL - AVALIANDO A ALFABETIZAÇÃO

     A  PROVINHA BRASIL é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas brasileiras. A prova é aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo, e essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura (consideradas essenciais) ao longo do ano letivo.
     Com base nas informações obtidas  por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos.
     A Provinha Brasil, relaciona-se diretamente  ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) que propõe em sua meta 5 “ Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade”.
     A  Provinha Brasil avalia o processo de alfabetização de crianças matriculadas no 2° do Ensino Fundamental. O resultado da Provinha Brasil é analisado  a partir do número de acertos, que identifica em qual nível de desempenho cada aluno se encontra, para que o professor possa identificar e trabalhar as dificuldades do seu aluno.

     Em Ipiranga do Norte, a Provinha Brasil está sendo aplicada no 2° ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário