Partindo do pressuposto de que a curiosidade é um elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, ao ser despertado ela contribui para a motivação dos alunos na busca dos conhecimentos e no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos por muitas experiências de professores sobre como é possível motivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que muitos recursos facilitadores do ensino-aprendizagem faltam à escola, mas que, na percepção dos professores, apesar desta falta, as condições motivadoras na sala de aula dependem muito mais do bom relacionamento entro professor e aluno, do que qualquer metodologia ou recurso que contribua com o processo da educação. Os professores justificam essa idéia porque o conteúdo em si, dentro do contexto de ensino-aprendizagem é influenciado por muitos fatores, mas o mais relevante é o fator afetivo vigente na relação professor-aluno, que incluem a disponibilidade do professor para o aluno; o respeito e afeto presentes na relação, bem como, a capacidade do docente de ser acolhedor e positivo.
A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos emocionais, sociais, educacionais e culturais. A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações, de uma maneira criativa, dócil e afetiva.
Pode-se afirmar que a aprendizagem acontece por um processo natural embutido de afetividade, relação e motivação. Sendo assim, o processo de despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem tem grande relevância com a questão afetiva entre professor e aluno.
Pode-se afirmar que a aprendizagem acontece por um processo natural embutido de afetividade, relação e motivação. Sendo assim, o processo de despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem tem grande relevância com a questão afetiva entre professor e aluno.
A formação continuada deste programada deste dia 27/05/2011 foi um sucesso, pois agradou muito os professores presentes.
Agradecemos a presença de todos a agradecemos o palestrante Eurico de Aquino Gonçalves pela belíssima explanação.
LEMBRAMOS QUE A PRÓXIMA PALESTRA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SERÁ DIA 10/06/2011, COM UMA MUDANÇA NO TEMA , POIS SERÁ DADO CONTINUIDADE AO TEMA DESTA PALESTRA. O NOVO TEMA A SER TRABALHANDO SERÁ: “PROFESSOR EMPREENDEDOR” , COM O PALESTRANTE EURICO AQUINO GONÇALVES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário