terça-feira, 31 de maio de 2011

31 DE MAIO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TABACO

     Todos sabem da Importância para a Saúde Pública que o uso do tabaco causa:
·         Produz um índice alto de mortalidade e morbidade, sendo considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a 1ª. e a 3ª. maiores causas de morte evitáveis no mundo;
·         O tempo prolongado entre a exposição ao uso do tabaco e as doenças ocasionadas pelo seu uso, chegando consequentemente, na maiorias das vezes à morte, faz com que as pessoas não valorizem o problema;
·         Depois, a maioria das pessoas não está alerta para o fato do fumante passivo, que quando está próximo ao fumante ativo, fuma passivamente cerca de 5x mais que o fumante ativo.
     Isto é uma questão natural de saúde publica!
     O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global e a 1ª. e a 3ª. maiores causas de mortes no mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra de seis milhões de mortes em 2011, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)..
     A Secretaria de Saúde de Ipiranga do Norte, oferece hoje, na Câmara Municipal de Vereadores uma palestra com o Psicólogo Clínico e da Saúde e Coordenador do Programa GATTIN (Grupo de Apoio e Tratamento ao Tabagista de Ipiranga do Norte) Dr. Mauro Augusto de Oliveira Kock - CRP 14 / 03757-0 com o tema Tabagismo: Informações, Esclarecimentos e Tratamento, às 15:30 horas na Câmara Municipal de Vereadores de Ipiranga do Norte/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário