quarta-feira, 13 de julho de 2011

OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES !


Stephen R. Covey sintetizou e utilizou por mais de 25 anos um programa para o desenvolvimento e amadurecimento contínuos do caráter e da eficácia individual. Ele baseou seus fundamentos para o sucesso na Ética do Caráter – atributos como integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam.
 Aqui estão os 7 Hábitos, rascunhados nas próprias palavras do autor:
1.      Seja Proativo: Eu penso que o melhor modo para entender os 7 Hábitos é estudar o seu oposto e usar os frutos disso para exemplificá-los. Então me deixem explorar rapidamente os 7 hábitos das pessoas Altamente Ineficazes: O primeiro hábito de pessoas ineficazes é que elas não assumem responsabilidade por suas próprias vidas, elas se sentem vítimas, sentem que estão sob o controle de outras forças. Essencialmente dizem “eu sou o que meus pais fizeram comigo, sou o que meu passado fez comigo, sou o que tem acontecido comigo até hoje”, não assumindo responsabilidade e vivendo sob o controle da bagagem que trazem da vida, enfraquecendo a si e fortalecendo essas forças exteriores, ou mesmo suas genéticas e as forças psicológicas dentro delas a continuar regendo suas vidas. Mas “entre o que acontece conosco e nossa resposta a isso, existe uma liberdade para escolher nossa resposta”. Este é o elemento-chave do primeiro hábito.
2.     . Comece Com o Objetivo em Mente: Pessoas ineficazes não praticam o hábito 2, o que fazem, se fazem, é essencialmente superficial. Começam sem qualquer objetivo claro em mente. Não têm um sentido do que significa a vida, não há significado pessoal de sua próprias identidades. Consequentemente não entendem que “eu posso influenciar meu futuro”, e “eu sou a força criativa de minha própria vida”. Em vez disso elas ficam ruminando as razões pelas quais não conseguem realizar as coisas, elas esperam demais, sonham demais, mas não há um sentido interno de poder, de que “eu posso verdadeiramente fazer essas coisas acontecerem”.
3.     . Primeiro o Mais Importante: O hábito 3, colocar O Mais Importante em Primeiro Lugar. Em vez disso, pessoas ineficazes colocam o que é secundário em primeiro lugar, elas talvez nem saibam o que é mais importante porque se acham vítimas, se sentindo amarradas. Passam a vida inteira fazendo e se preocupando com miudezas, se sentindo culpadas porque sempre viveram ocupadas, num estado constante de gerenciamento de crises, se preocupando com tudo o que pode ameaçá-las lá fora.
4.    . Pense Ganha-Ganha: Com ele, nós ajudamos as outras pessoas a realizar seu próprio trabalho interno. Mas pessoas ineficazes praticam o oposto disso, umas pensam ganha-perde, outras pensam perde-ganha, que é um tipo de autopunição ”todo mundo pisa em cima de mim, eu não tenho valor”. Isso gera uma profunda mentalidade de escassez onde se vê a vida como se existisse apenas uma fatia de pizza e, “se alguém pegar um pedaço maior sobra menos para mim. Então eu busco minha diversão, minha satisfação psicológica exercendo todo o tipo de controle sobre sua vida”. Mas não há criação tomando lugar, nada novo que fortaleça os dois lados, desenvolvendo um tipo de mentalidade de escassez, destruindo a conta bancária emocional e a confiança. Tudo é curto e escasso, até mesmo a comunicação é curta porque comunicação é primeiramente uma função de confiança, não de técnica, aparência ou personalidade.
5.     . Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido: Pessoas ineficazes fazem exatamente o contrário, e se fazem, elas querem ser compreendidas primeiro, são autobiográficas. É a história delas, o sistema de valores delas, a educação delas, a visão delas, a avaliação delas, isso é o que guia suas decisões e julgamentos. Elas pensam “é meu próprio valor e entendimento, portanto, eu não posso admitir me liberar!” Daí porque pessoas ineficazes talvez não consigam se liberar, elas necessitam de um controle duro sobre si. Talvez façam isso de um modo superficial, tenham sucesso em certo grau, mas quando se põe na mesa os assuntos-chave de suas vidas, especialmente os relacionamentos onde investem a maior quantidade de energia emocional, nestes assuntos, particularmente com as pessoas mais queridas de suas vidas, aí será seu verdadeiro teste, bem como seu fracasso.
6.     . Crie Sinergia: Significa que o todo é maior do que a soma das partes. A capacidade de criar algo  juntos que não poderíamos criar sozinhos. É a força e significado do casamento, de um time..., de fato, nós somos diferentes, pensamentos diferentemente, vemos as coisas de modos singulares. Então a rota natural a se tomar é o hábito 5, nós necessitamos nos comunicar, entender um ao outro, mas sempre entendendo o outro primeiro. Sem julgamento, e sim entendimento. Julgamento e entendimento são dois conceitos quase inimigos, verdadeiramente, não há como julgar e entender ao mesmo tempo! E como fruto de toda essa interação surgem novos aprendizados que jamais existiram antes, encontrando soluções que são verdadeiramente sinérgicas. Então o hábito 6 se torna o fruto dos hábitos 4 e 5.
7.    . Renovação: O Hábito 7 é o hábito da renovação contínua, o que eu chamo de afinar o instrumento. Pessoas ineficazes realmente não pagam o preço de afinar o instrumento. Elas caem em atrofia, elas decrescem na escala de maturidade. Porque não mantém o espírito de renovação contínua, equilíbrio. Tudo o que eu posso afirmar é que esse hábito não pode ser negligenciado, é o que mantém ele eleva os outros seis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário