terça-feira, 30 de outubro de 2012

"DENGUE!"

  O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população.    O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída).


A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.


AÇÕES QUE AJUDAM  A EVITAR A DENGUE:
-Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 



DENGUE: TODOS JUNTOS PODEMOS EVITAR.

 A EMPRESA AMAGGI  EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
 E CLUBINHO PROTETORES DA NATUREZA
REALIZARAM UMA AÇÃO EM CONJUNTO,
DISTRIBUINDO PANFLETOS NAS ESCOLAS,
FIXANDO FAIXAS EM LOCIAS ESTRATÉGICOS
E REALIZANDO PANFLETAGEM NAS RUAS DA CIDADES,
PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO LOCAL DA IMPORTÂNCIA DE
TER AÇÕES QUE AJUDEM A PREVINIR A DENGUE.







CONFIRA AS FOTOS DAS AÇÕES DESTE PROJETO, CONTRA A DENGUE!










Nenhum comentário:

Postar um comentário