sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

Os alunos da educação infantil e do 1º ao 5º da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida de Ipiranga do Norte-MT recolheram desde o começo do ano cerca de 725 quilos de materiais recicláveis, como latas de alumínio, embalagens, garrafas plásticas e sucatas, II Gincana dos Materiais Recicláveis. São mais de 630 crianças e 20 professores envolvidos no Projeto Cooperando para um Futuro Melhor, que visa conscientizar os pequenos sobre a importância da reciclagem para a proteção da natureza e no desenvolvimento sustentável, além de estimular um senso crítico e promover o resgate de valores e virtudes de nossa sociedade.

A coleta dos materiais recicláveis é realizada em casa e mobiliza toda a família, vizinhos e amigos. Todos recolhem os materiais que antes iam para o lixo e que agora são encaminhados direto para a reciclagem. No dia a dia da escola, tornou-se comum ver pais trazendo seus filhos em uma das mãos e sacolas com latinhas de alumínio e embalagens plásticas na outra.

A seleção dos materiais é realizada a cada terça-feira da semana pelos integrantes do Clubinho Protetores da Natureza, que trabalha as questões ambientais entre os alunos e professores da escola desde 2007. O valor arrecado com a venda desses materiais, que já chega a R$ 900,00 reais, será revertido em prêmios para as turmas que cumprirem todas as missões da gincana, como uma visita ao cinema da cidade de Sorriso para os alunos do 3º ao 5º anos e uma tarde de lazer para as crianças da educação infantil e do 1º ao 2º ano do ensino fundamental.

O 'Cooperando para um Futuro Melhor' envolve outras atividades como o Recreio dirigido e as Gincanas dos pais e das mães, e futuramente será realizada a Dramatização de textos literários e a construção de um depósito para guardar os materiais recolhidos pelas crianças. 


 
SELEÇÃO DE MATERIAIS.




CARTAZES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PROJETO DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA: COOPERANDO PARA UM FUTURO MELHOR!

O “Recreio Dirigido” da Escola Municipal Nossa Senhora aparecida faz parte das ações do “Projeto Cooperando com Minha Escola: Cooperando para um Futuro Melhor”, que tem como objetivo resgatar solidariedade e valores morais com o auxílio de várias atividade.
Em 2011 iniciou-se o Projeto do Recreio Dirigido, que este ano tem sua continuação juntamente com outras atividades, com o auxílio dos gestores escolares, professores, alunos e integrantes do Clubinho Protetores da Natureza.
Para despertar a participação dos alunos e o espírito de cooperação, todos os dias da semana, exceto na sexta-feira, uma turma e seu professor ficam responsáveis pela coordenação das brincadeiras lúdicas do recreio escolar.
O projeto está germinando bons frutos que crescem no dia-a-dia, em pequenos atos, mas com grandes demonstrações de afeto, solidariedade e cooperação, mostrando que é possível acreditar na educação e apostar na construção de um futuro mais justo e fraterno.








27 DE AGOSTO: DIA DO PSICÓLOGO!

"OS INDIVÍDUOS POSSUEM DENTRO DE SI, VASTOS RECURSOS PARA A AUTOCOMPREENSÃO E PARA A MODIFICAÇÃO DE SEUS AUTOCONCEITOS, DE SUAS ATITUDES E SEU COMPORTAMENTO AUTÔNOMO. ESSES RECURSOS PODEM SER ATIVADOS SE HOUVER UM CLIMA PASSÍVEL DE ATITUDES FACILITADORAS."
 (ROGERS, 1983)

PARABÉNS PSICÓLOGO PELO SEU DIA!

ESCOLA NOVA PARA ATENDER OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL!

A população ipiranguense é composta na sua grande maioria, por jovens que vem para a nossa cidade a procura de novas oportunidades e constituem aqui sua família, mas necessitam de uma estrutura de apoio para educarem e cuidarem de seus filhos, ocasionando um aumento significativo na demanda escolar a ser atendida.
Atualmente são atendidos na unidade escolar denominada Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, a Educação Infantil com 145 crianças de 04 e 05 anos e o Ensino Fundamental com 475 crianças de 06 à 10 anos, que estudam de 1º ao 5º ano, com total de 620 crianças.
Pela demanda apresentada, conforme estabelecido na Emenda Constitucional 059/2009, pelo compromisso da municipalidade com a educação em oferecer um espaço físico adequado para o desenvolvimento dos alunos , a partir de 04 anos (Educação Infantil), em breve o município de Ipiranga do Norte contará com mais uma escola municipal, que está em sua fase final de construção com seis salas de aula, secretaria, direção, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, cozinha, refeitório e banheiros.
A nova escola tem um investimento aproximado a R$ 930 mil reais,  através de um convênio firmado com o MEC/FNDE e contrapartida de recursos próprios.
Até o final de 2012, a administração municipal de Ipiranga do Norte, através do prefeito Orlei José Grasseli, entregará à população mais uma entidade educacional de ótimo padrão, um patrimônio público que irá valorizar ainda mais a educação do nosso município e atender nossas crianças.

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DO GRUPO ANDRÉ MAGGI!


O Grupo André Maggi acredita que as pessoas precisam entender, conhecer e respeitar este valioso bem que é o nosso planeta e toda forma de vida que nele habita. Por isso, através da Fundação André Maggi, destina grande parte de sua atenção a apoiar projetos que tenham relevância para a sociedade.
No ano de 1997, o Grupo André Maggi criou a Fundação André Maggi e, com ela, estabeleceu o elo social em sua atuação, hoje presente nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará, São Paulo, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul.
Uma das modalidades de investimento social privado praticada pela Fundação André Maggi é chamada de Seleção Pública de Projetos. O objetivo é selecionar, por intermédio de chamada pública, com inscrições pela internet, projeto a serem apoiados em 2013. Os inscritos serão analisados pela equipe técnica da Fundação André Maggi e colaboradores do Grupo, além dos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação André Maggi, responsáveis pela aprovação.
Conhecedores da importância da parceria para o bom desenvolvimento da educação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes inscreveu 5 projetos na Seleção Pública de Projetos André Maggi.
Os projetos inscritos foram:
·         Projeto Conto: Valores e Virtudes, que tem por objetivo ajudar a construir no educando valores e virtudes para um mundo melhor.
·         Projeto: Aprender a Refletir, que tem por objetivo aprimorar os recursos pedagógicos do setor psicopedagógico e psicoterapêutico escolar, visando atender melhor a comunidade escolar.
·         Projeto: Clubinho Protetores da Natureza, que tem por objetivo ações de preservação e conscientização do cuidado com o meio ambiente, para um futuro melhor.
·         Projeto: Música na Escola: que tem por objetivo o uso da música para colaborar com o aprendizado do aluno, através da  alegria e do prazer.
·         Projeto: Brinquedoteca: que tem por objetivo criar uma Brinquedoteca para desenvolver o aprendizado das crianças da educação infantil através do lúdico.
O resultado do processo seletivo sairá no site da Fundação André Maggi, no dia 14 de dezembro de 2012, e a assinatura do convênio será dia 5 de fevereiro de 2013.
Até lá, aguardaremos ansiosos e esperançosos que um de nossos projetos seja contemplado e com isso nossa comunidade escolar será engrandecida.


2ª FEIRA DO PASTEL E ARTESANATO DO CMEI PRIMEIROS PASSOS!

IDEB 2011 DA REDE MUNICIPAL DE IPIRANGA DO NORTE!

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Ideb Observado
Metas Projetadas
Município
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
IPIRANGA DO NORTE
2.4
4.9
5.5
5.4
2.6
3.3
3.9
4.2
4.5
4.8
5.1
5.4

Observando os dados acima, verificamos que o percentual de Ipiranga do Norte ainda ficou acima do projetado, sendo que o município encontra-se em 15º colocado perante os municípios do estado do Mato Grosso, com um ótimo resultado.
O Ideb da rede municipal de Ipiranga do Norte, no ano de 2005 foi de 2,4%, em 2007 foi de 4,9%, no ano de 2009 foi de 5,5%, e em 2011 foi de 5,4%.
Ano
Ideb
Fluxo
Proficiência
2011
5,4
0,93
5,80
2009
5,5
0,95
5,80
2007
4,9
0,93
5,27
2005
2,4
0,50
4,76


O índice obtido no município teve uma alteração em 2011 em decorrência à taxa de reprovação da rede municipal, que no ano de 2010 foi de 5,21% e no ano subseqüente foi de 7,6%. Esse fator se deve ao fluxo de alunos que chegam ao município com dificuldades de aprendizagem, além de falta de documentação na transferência dos mesmos para a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
Observar os dados do Ideb é de suma importância para os gestores e educadores, que podem refletir junto à comunidade escolar metodologias que ajudem o educando a sanar suas dificuldades. Sabemos que a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes procura sempre colaborar com a qualificação dos professores e realiza investimentos na educação dos alunos da rede municipal.
Professor, pai, acompanhe seu filho no processo de ensino-aprendizagem! Educar é construir o futuro tão desejado, vamos juntos construir o futuro de Ipiranga do Norte!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO COOPERANDO COM MINHA ESCOLA - EDIÇÃO 2012!

O Projeto “Cooperando com Minha Escola – Resgatando Valores e Construindo Cidadania”, tem como objetivo proporcionar através de uma ação cooperativa entre Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Cooperativa SICREDI, Escolas da rede municipal e estadual de Ipiranga do Norte-MT, a identificação, a vivência e a construção de atitudes cooperativas, em prol da qualidade de ensino e convivência entre educando, escola e família, utilizando práticas de educação pela cooperação e atitudes cidadãs.
Desejando trabalhar conceitos de cooperação e cidadania dentro da Escola juntamente com a família e com o auxílio da Cooperativa Sicredi os professores do município de Ipiranga estão participando ativamente deste projeto. para que as crianças aprendam a importância da ajuda mútua e da interação saudável com o meio em que está inserida.

No dia 17 de agosto, a comissão avaliadora dos projetos iniciou a visita nas escolas, para observar o andamento dos mesmos.

Este ano, participam do Projeto “Cooperando com Minha Escola – Resgatando Valores e Construindo Cidadania”, os seguintes projetos escolares:

PROJETOS DAS ESCOLAS:
·         PROJETO DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA: COOPERANDO PARA UM FUTURO MELHOR
·         PROJETO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PRIMEIROS PASSOS”: PROJETO EDUCANDO COM SAÚDE
·         PROJETO DA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI: PROJETO “RESGATANDO VALORES E SALVANDO VIDAS”

PROJETO DOS PROFESSORES:
·         PROJETO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA: 
·         PROJETO: DENGUE – PROFESSORAS: CERLÉIA MARIA ALIEVI DA SILVA E JOANA ELIZA CONRAD GRANDO E MARIA DE LOURDES GUERRA DA SILVA
·         PROJETO: TRÂNSITO E CIDADANIA, TODOS COOPERANDO JUNTOS– PROFESSORAS: MICHELE GUERRIERI E ALDENEIDE REJANE DE MOURA
·         PROJETO: FAZENDO A DIFERENÇA – PROFESSORAS: LOVANI PETRIKIC SCHIMTZ E E NILZA MARIA TAMIOSO
·         PROJETO: CARTAS – PROFESSORA: DINARA GRANDO E ROSIMEIRE GRAGEL DE ANDRADE

·         PROJETO DOS PROFESSORES - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PRIMEIROS PASSOS”:
·         PROJETO: SEMEANDO SAÚDE – PROFESSORAS:ELIZANE RIBEIRO E MÁRCIA J. LUIZ-
·          PROJETO: LABIRINTO DAS SENSAÇÕES QUE PROMOVE A ALEGRIA – PROFESSORAS: INÊS GUERRA DA SILVA, KATIANA SIGNOR PINTO RIBEIRO E NÍVIA CRISTINA CIRINO DA SILVA  
·         PROJETO: ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA – PROFESSORAS: ROSANA CRISTINA GERONYMO, ANGELA ALVEZ DA SILVA, JULIANA FABIAN FANIN, MARCIA ALVEZ NUNES E MARINÊS BATISTA DOS SANTOS
·          PROJETO: MEU QUERIDO PLANETA TERRA – PROFESSORAS: JULIANA FABIAN FANIN, MARCIA ALVES NUNES, TEREZINHA B ZDEPSKI, GISELE REGINA JAQUES E SEMILDA C. MATSCHINKE
·         PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TAMBEM SE APRENDE NA ESCOLA – PROFESSORAS: SILVIA GALLON LEIMANN, SIRLENE SANTANA BARROS E MARINÊS SANTANA BARROS
·         PROJETO: ESCOLA UNIDA PELA AGRICULTURA – PROFESSORA: JANICLEI DE OLIVEIRA, KATIANA SIGNOR PINTO RIBEIRO E NIVIA CRISTINO DA SILVA

·         PROJETO DA PROFESSORA DA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI:
·         PROJETO: VIDA SAUDÁVEL – PROFESSORA: KARINE INES B. SOUZA

Parabelizamos a todos os projetos observados, pois seus frutos estão germinando no solo do coração.
A comissão avaliadora realizará mais visitas até a etapa final do projeto (em dezembro), mas sabemos que os ganhadores são os alunos que conquistam no seu dia-a-dia o fruto do seu empenho no resgate dos valores e na construção da cidadania.

I FORUM ESTADUAL DE PLANEJAMENTO DA CULTURA DO MATO GROSSO!

          
        No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, realizou o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura. 

        



         O evento é um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do Estado deliberaramm sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura. 
        


          O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação. 
        O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nas 12 Regiões de Planejamento do Estado e Ipiranga do Norte participou do Fórum Regional e deste Fórum Estadual.
        Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura.
         
         A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, João Laino; representantes da Assembleia Legislativa; Bernardo Novais da Mota Machado, representando o Ministério da Cultura; Evaristo Nunes, diretor de Programas Integrados do MinC; e vários convidados ilustres da esfera Cultural Federal e Estadual.
 

           O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada. 
          
          A importância deste evento está diretamente ligada à formulação das políticas públicas para a cultura do Mato Grosso e de cada município, por sua importância a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, busca informações e adequações para implantar no município o novo Sistema Nacional de Cultura, pois através do mesmo o município receberá mais recursos para investir em cultura.