terça-feira, 27 de setembro de 2011

CMEI DESENVOLVE PROJETO: "LIXO QUE VIRA BRINQUEDO"

A destinação do lixo é um dos maiores gargalos ambientais com os quais as sociedades humanas vão se deparar nos próximos anos. Bilhões e bilhões de toneladas de lixo são destinadas anualmente aos aterros.
      A boa notícia é que a cultura da reciclagem está sendo disseminada em Ipiranga do Norte. O Centro Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos deu início, na última terça-feira 13 de setembro, durante uma reunião com os pais de educandos ao Projeto "Lixo que vira brinquedos".
      Participam do projeto os pais, professores, funcionários e as crianças do CMEI, contando ainda com o apoio e envolvimento de toda a comunidade ipiranguense. Os pais e os alunos trarão o material reciclável de suas casas para o CMEI, para que esses materiais sejam reaproveitados em oficinas que serão formadas para confeccionar os brinquedos pedagógicos.

      Dentre os materiais que serão reaproveitados, estão:
     - óleo de cozinha usado (será utilizado na confecção de sabão).
     - Latinhas de alumínio.
     - Papel e papelão.
     - Plástico e garrafas PET (serão utilizadas na confecção de brinquedos e utensílios).
     - Tecido (será utilizado na confecção de bonecas de pano e almofadas).

      O CMEI espera com o Projeto "Lixo que vira brinquedos" conscientizar os alunos da problemática do lixo, formando uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos sobre a impotância da redução, da reutilização e da reciclagem. Os alunos ainda farão pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins) e atividades sobre meios de reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
      "Pode parecer apenas brincadeira de criança fazer artesanato a partir do uso de materiais que muitas vezes descartamos, mas esta brincadeira forma cidadãos para a vida", destacou a coordenadora do CMEI Markelly Silva Marquêz Marques, durante a apresentação do projeto "Lixo que vira brinquedos".
      E o CMEI já começou a colher frutos com o projeto "Lixo que vira brinquedos": recebeu a doação de uma máquina de costura para ser utilizada nos trabalhos com tecido, que serão desempenhados pelos monitores, além de ter recebido uma quantidade considerável de materiais recicláveis em seu primeiro dia de projeto.
      E você, vai ficar de fora dessa?
      Participe! Ajude a proteger o meio ambiente e a manter nossa cidade limpa doando ao CMEI Primeiros Passos o que você não quer mais. O que antes era lixo, aqui, será transformado em sonhos e brincadeiras!

Autor: Cristiano Falk

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO "DUPONT MULHERES NO CAMPO"

O projeto “Dupont Mulheres no Campo” visa oferecer a esposa do agricultor, informações úteis e de forma descontraída sobre os principais assuntos relacionados a mulher, como Saúde da Mulher, Plantas Medicinais e a Importância da Mulher na sociedade moderna e Boas Práticas Agrícolas.    
            Esse projeto foi lançado em 2010 para contribuir na formação desta multiplicadora no campo, a esposa, mãe e mulher, que está sempre do lado e muitas vezes na liderança dos negócios da família.
            Sabendo da necessidade de valorizar a “ Mulher no Campo”, a Dupont, a Agroamazônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes promoveu dia 15 de setembro, UMA TARDE ESPECIAL, PARA A MULHER !
            A tarde contou com  a seguinte programação:
·        Palestra: Plantas Medicinais, com Inês Kunzler
·        Palestra: Quando me amei de verdade, com Nadir Batista
·        Coffe Break
·        Sorteio de brindes
O evento foi abrilhantado com a presença de:
·        Rodrigo Vetorri Silva, representante da Dupont em Ipiranga do Norte
·        Rosana Gonçalves Leite, representante da Agroamazônia
·        Vinicius Oliveira, representante do Marketting da Dupont
·        Elisangela Marin Carbonari, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Ipiranga do Norte
O programa “ Mulheres no Campo” contou com a presença de inúmeras mulheres que vieram prestigiar o evento, e dar-se um tempo de presente para elas mesmas, e assim o evento foi um sucesso.
Nós agradecemos a presença das mulheres que compareceram ao evento e esperamos nos encontrar novamente, no próximo evento, em 2012.




































“ Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para fazer um lar”.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1ª FEIRA DO PASTEL E ARTESANATO - CMEI "PRIMEIROS PASSOS"

SÁBADO, DIA 10 DE SETEMBRO, NA PRAÇA MUNICIPAL, TÍVEMOS A 1ª FEIRA DO PASTEL E ARTESANATO, PROMOVIDA PELO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO “PRIMERIOS PASSOS”.
A FEIRA FOI UM SUCESSO, POIS ALCANÇOU SEU OBJETIVO, PROMOVER A INTEGRAÇÃO E LAZER ENTRE FAMÍLIA E AMIGOS, E DIVULGAR O ARTESANTO DA REGIÃO.
OS PASTÉIS, DOS MAIS VARIADOS SABORES AGRADARAM A POPULAÇÃO EM GERAL, O QUE VALORIZOU O EMPENHO DA EQUIPE DO CMEI “PRIMEIROS PASSOS”.
A DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES DO CMEI “PRIMEIROS PASSOS” AGRADECEM A TODOS OS QUE COLABORARAM PARA A REALIZAÇÃO DESTE EVENTO E A TODOS OS QUE SE FIZERAM PRESENTES NESTA DATA.
AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES...E PARTICIPE!